Seguidores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

AS RELAÇÕES FAMILIARES E A FORMAÇÃO DO SUJEITO EMOCIONAL




       O ambiente familiar colabora para a aprendizagem do indivíduo, esse mesmo ambiente influencia também o contexto escolar tanto positivamente quanto negativamente.

imagem: Google
     A criança que vive em um ambiente familiar violento, agressivo, desestimulante irá trazer sintomas para essa criança, como: ansiedade, dificuldades de concentração, déficit de atenção, tristeza, hiperatividade, distúrbios da alimentação, medos, o que irá trazer dificuldades no processo da aprendizagem.

        A formação do indivíduo vai depender do que essa criança vivencia em casa na relação com os pais. Se em casa, possui um ambiente violento, este irá ser agressivo a qualquer momento. Por outro lado, se for um ambiente acolhedor com um vínculo positivo com os seus responsáveis, esta criança estará apta para aprender, criativa, com bom relacionamento afetivo com os seus colegas.

imagem: Google
        A afetividade também tem que ser controlada, nem muito nem pouco, o ambiente acolhedor deve ser um ambiente seguro e tranquilo para que ocorra o bom desenvolvimento da criança.

        Muitas vezes vemos pais que não se preocupam com o desenvolvimento do seu filho, se aproximando apenas para dar uma bronca, bater ou colocar de castigo. Essa criança provavelmente com autoestima baixa terá poucas chances de evolução em aprender, terá sempre alguma dificuldade na aprendizagem e com notas médias para baixas, mesmo que a escola proporcione um ambiente acolhedor para essa criança.
         E na sua casa?  

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676
Orientações psicológicas online

2 comentários:

  1. Drª. Regina, boa noite! Adorei realmente seu blog. Sou formado em direito, mas psicologia também é uma área incrível que um dia também quero me aprofundar. Faço terapia a um tempo, quase um ano (sendo que com minha psicóloga atual faz relativamente pouco tempo).Confesso a você que, apesar de adorar minha psicóloga (foi a que mais me aproximei e tudo), enfrento resistências ao fazer o processo. O que sinto atualmente, apesar de adorar o espaço que tenho com ela, é que as vezes eu duvido muito do que ela me diz. Não das teorias, das concepções, mas geralmente sinto que ela me diz coisas para me aliviar, me acalmar. Fico com receio de que ela invente até situações enfrentadas por ela ou que ela já lidou, para me deixar tranquilo. Isso, acho, prejudica um pouco no processo. Estou pensando em falar com ela sobre isso. Você acha que isso pode ser uma resistência minha? É algo normal no processo de terapia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Neto!
      Que bom receber a sua dúvida, saiba que muitas pessoas ao iniciarem terapia demonstram resistência de alguma forma. O importante a ser feito nesse momento, é comunicar para a sua psicóloga, isso era melhorar e muito o vínculo entre vocês!
      Abraços

      Excluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo