Seguidores

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Ciúmes! Você tem?

Podemos ter ciúmes de um irmão, de um amigo, de um namorado/marido, namorada/esposa, de uma roupa, de um carro, enfim podemos sentir ciúmes por tudo que consideramos NOSSOS. Pois é, muitas pessoas acreditam que são donas de outras pessoas, além de proprietárias de objetos. 



" Significado de Ciúme

s.m. Emulação, inveja; zelo de amor.
Pesar, despeito por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter: o ciúme o atormenta.
Receio de que a pessoa amada se apegue a outrem. " (fonte: google)


Existem as pessoas que se sentem amadas pelo fato do parceiro sentir ciúmes, outras que acham que o parceiro não a ama pelo fato de não sentir ciúmes. 
O ciúme, porém pode ser doentio, e acarretar em uma relação sofrida, de brigas, desentendimentos, inclusive com agressões verbais e físicas. Muitas vezes, o ciumento não consegue identificar que está passando por problemas emocionais que faz com que tenha atitudes insanas. Nesses casos, mais extremos de ciúmes, importante a realização de psicoterapia com profissional qualificado para que tais sentimentos não destrua o relacionamento.

fonte: google

 Muitas vezes, o ciumento fica bravo quando a pessoa amada não atende ao telefone, o que dá margem para imaginar, fantasiar o que quiser, sem necessariamente ser a verdade. O ciumento também "vigia" mensagens, telefonemas do celular, além de descobrir senhas. Fazer atividades sem que seja com o parceiro também está fora de cogitação. Tornando assim o relacionamento uma verdadeira prisão.
Pessoas que vivenciaram esse excesso de controle na infância tem tendência a apresentar mais ciúmes, vivenciar pais ciumentos, controladores, também.
Buscar relacionamentos saudáveis é importantíssimo sempre! As duas partes devem estar conscientes de que precisam de ajuda, orientação para que possam se relacionar com segurança, confiança e parceria. 
Existe tratamento para ciúmes doentio: psicoterapia e se necessário antidepressivos. 
Caso precise de orientação, pode entrar em contato www.psiregina.com.br

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo