Seguidores

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Obesidade

Imagem: Google
O primeiro passo é saber o que é "normal", "gordinha", "obeso" e "obesidade mórbida".
Muitas vezes, pensamos: " - Estou gordinha!" , mas, sem sabermos ao certo que tipo de preocupação é essa. O mais correto é avaliar a massa corporal (IMC) com a equação peso (kg)/altura2(mts) e seguir os critérios da classificação da tabela:

IMC menor que 18,5 kg/m2 - Desnutrição Energética Crônica
IMC menor que 19,9 kg/m2 - Baixo Peso
IMC entre 20 e 24,9 kg/m2 - Peso Normal
IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 - Sobrepeso
IMC entre 30 e 39,9 kg/m2 - Obesidade
IMC maior que 40 kg/m2 - Obesidade Mórbida

Comer excessivamente pode estar ligado a algum sofrimento, baixa autoestima, depressão e dificuldades no comportamento social prejudicando assim, a qualidade de vida. Com a consciência do problema, o paciente poderá se empenhar mais no comportamento psicoterapêutico, nutricional, médico e nas atividades físicas.
Muitas mães tem uma preocupação excessiva com alimentação da criança e a alimentam de forma exagerada, criando um hábito alimentar que pode se perpetuar. Muitas vezes, a alimentação é recompensada e elogiada de forma acentuada, criando na criança uma sensação de bem estar e afetividade associada ao alimento. Quando adulto uma das melhores formas de socialização é convidar os amigos para um jantar ou outro tipo de refeição. 
O alimento está associado a afeto e, muitas vezes quando buscamos afeto, buscamos também algum alimento. Vejamos alguns modelos de associações:
  • Mães que por excesso de culpa, sentimento de rejeição e dificuldades de lidar com o afeto compensam-nos com o alimento;
  • Quando as pessoas se sentem sozinhas, podem então, buscar no alimento uma forma de compensação da falta que faz ter companhia;
  • Pensamentos como: "sou feia e gorda mesmo, que diferença vai fazer um pão a mais?"
 Em sessões de psicoterapia, o psicólogo tem o papel de fornecer estímulos e técnicas de auto controle para o paciente em questão.
Busque ajuda psicológica sempre que sentir necessidade.

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676
Orientação Psicológica Online

4 comentários:

  1. Oi Regina,
    sofro com esse problema de sobre peso. Luto ocm a balança constantemente e realmente acho que o melhor caminho é a terapia. Com a ansiedade e a vontade de emagrecer rapidamente sempre deixe a terapia de lado por achar que seria um processo demorado. Porém o processo rápido não foi efetivo comigo.

    Adorei o post.

    Muito obrigada pela participação no sorteio.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Menina, tô ficando no limite (o meu imc deu 24,6).
    Tenho que fazer algo a respeito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu to gordinha...kkkkkkkkk
    Beijocas,
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana teu blog. Trabalho com educação física e sempre alerto os alunos e pais sobre a falta de atividade física e a alimentação. Na vida devemos seguir sempre com equilíbrio.

    Dá uma passada no meu blog. Estou te seguindo.
    http://compartilhandosentidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo