Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pacientes de cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso


 Notícia tirada do site: Noticias do UOL

 

Pacientes de cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso, revela estudo

Naiara Leão
Da UnB
 
 

A cirurgia de redução de estômago é o método mais usado no Brasil para tratamento de obsesos com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40. Um grupo de pesquisadores do Departamento de Nutrição da UnB (Universidade de Brasília) acompanhou 80 pacientes que operaram há mais de dois anos, e, segundo a nutricionista Fernada Bassan, 73% voltaram a engordar, sendo que 23% tiveram ganho de peso significativo, ou seja, 10% acima do menor peso que atingiram após a cirurgia. "O paciente precisa ter consciência de que só a cirurgia, sem mudança de hábitos alimentares, não vai funcionar", diz Fernanda.
O estudo detectou duas variáveis que contribuem para o ganho de peso após a cirurgia: a má qualidade da alimentação e o tempo pasado desde a operação. A cada ano que passa, o ponteiro da balança sobe um pouco mais. "O tempo após o procedimento é diretamente proporcional ao ganho de peso", afirma Bassan. "Isso mostra que mesmo tendo cuidado, a pessoa vai ganhar". Essa operação, chamada de redução bariátrica, usa grampos para isolar boa parte do estômago e cerca de 100 centímetros do intestino delgado. Assim o corpo comporta – e absorve – menos alimento.
O processo é irreversível, mas o ganho de peso pode ser favorecido pela ingestão de produtos que não saciam, mas são calóricos, como bebidas alcóolicas e açúcares. Engordando, o paciente também pode sofrer uma dilatação na ligação entre o estômago e o intestino que lhe permite acomodar mais comida.
A professora Kênia Baiocchi afirma que uma dieta saudável pode reduzir os efeitos do tempo pós-cirurgia, ainda que não totalmente. "O estudo reforça que a cirurgia é só um facilitador. Há risco de reganho de peso principalmente entre aqueles que não aproveitam o tempo para adotar um estilo de vida mais saudável. Mas a qualidade da dieta não garante emagrecimento. É apenas um amenizador", explica.

3 comentários:

  1. Olá querida Regina, hoje estou com um recadinho pronto, me desculpe, havia prometido a mim mesma que não visitaria meus seguidores com recadinho deste tipo ,mas como hoje é um dia especial ,aniversário do blog, um aninho de vida, venho te convidar a experimentar um pedacinho do bolo e buscar um selinho de presente.
    Deixo um pensamento de Wilton Lazarotto que diz: “ Ser persistente é o melhor caminho para o sucesso e as grandes realizações”.Na vida muitas vezes temos que ser persistentes, se quisermos ver os nossos sonhos realizados. Um dos meus sonhos é manter a nossa amizade nesta blogosfera, uma vez que a tua presença lá no meu cantinho é motivo de grande satisfação e alegria.
    Abraços uma linda tarde.
    O link da postagem é: search/label/ANIVERSARIO DO BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite querida amiga Regina!!!
    Adorei ler seu post. Sou acima do peso, mas não tanto a ponto de fazer tal cirurgia.
    Concordo que não resolve fazer cirurgias para emagrecer e não mudar os hábitos alimentares.
    Obrigada por compartilhar...
    Estava com saudades de vir aqui.
    Tenha uma noite feliz e dias abençoados!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina
    É minha primeira vez por aqui e já estou te seguindo, muito interessante o post, eu já sabia disso, só comprovou. Temos que pensar magro, se queremos emagrecer, no alimentarmos bem, com frutas e verduras, e atividade física, não tem segredo kkkkkk.
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo