Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2011

Habilidades Sociais nas Crianças

As habilidades sociais, entre muitos outros conceitos, envolve: auto estima, autoconceito, autoconhecimento, respeito ao outro, cooperação, boas maneiras (educação), limites, regras, ..., sendo assim a base da competência social.
imagem: Google
A criança começa a interagir com o seu meio e é através dessa interação com as outras pessoas, com o grupo que se consolida o processo de socialização. Nesta fase, a criança precisa se adaptar a novas demandas sociais, necessitando, portanto, de um repertório ampliado de comportamentos sociais. Essas habilidades, são desenvolvidas principalmente na escola, com o grupo de amigos.
Aprender a ser socialmente hábil não é uma tarefa fácil, significa muitas vezes, aprender a se prevenir contra certos transtornos psicológicos, como por exemplo, timidez, depressão, angústias, isolamento social. A criança deve ter capacidade para lidar com as mais variadas situações sociais; entre elas a habilidade de poder expressar o que pensa e sente de forma coerente e, acima de tudo, respeitando o próximo, e aceitando as diferenças.
No próximo post irei destacar a importância da auto-estima na criança.
 
Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

Um comentário:

  1. Há alguns anos atrás surgiu aquela teoria de inteligência emocional que está um pouco esquecida hoje mas que, ao meu ver, tinha um grande fundo de verdade. Hoje vemos um grande exemplo, a do Presidente Obama que, com seu carisma, está conseguindo reverter até a imagem negativa do seu país na mente dos brasileiros.Com certeza, as habilidades sociais são extremamente importantes para o sucesso da criança no restante da sua vida, não apenas profissional ou econômico, mas também psicológico e emocional, já que ninguém pode ser feliz sozinho. Só complementaria dizendo que não apenas a escola deve ser responsável pelo seu desenvolvimento, cabe também aos pais o ensino da socialização, pois é através do seu exemplo que a criança forma a sua própria personalidade. Estou aguardando ansiosamente o artigo sobre auto-estima, outro tema importantíssimo!
    Desculpe a demora em retribuir as suas visitas, ainda estou colocando os comentários e as passadas nos blogs amigos em dia.
    Beijo grande,
    Adri

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo