Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Autoconceito na Criança

imagem: Google
O autoconceito é basicamente a percepção que a pessoa tem de si mesma, informações adquiridas sobre uma série de fatores externos e internos à própria pessoa. O sentimento de valor que acompanha essa percepção se contitui na auto-estima.
O senso de identidade, poderia parecer pessoal, porém tem raízes sociais. Portanto, o autoconceito de uma criança baseia-se principalmente nas características externas, no ambiente em que vivem. Crianças que convivem com brigas, e até mortes terá sua identidade formada por esse ambiente.
A criança agressiva tem um autoconceito negativo e qualquer oportunidade para melhorar isso deve ser aproveitada. Atividades em grupo fazem com que a criança sinta que pertence ao grupo. A criança agressiva é barulhenta e controladora devido a sua grande necessidade de se proteger.
Portanto, devemos promover a autonomia destacando sempre fatores positivos para que essa criança cresça acreditando no sucesso e podendo se destacar positivamente. Ao contrário, a criança que não possue esse conceito positivo de si poderá ter altas chances de fracassar na escola e consequentemente na vida adulta. Elogio, incentivo, confiança são fundamentais para o sucesso de qualquer pessoa.

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 72676/06

*Deixe sugestões de temas a serem abordados através de cometários ou pelo e-mail: contato@psicoterapiavirtual.com.br

Um comentário:

  1. Seu blog é bem explicativo sem rodeios, fácil de compreender, parabéns.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo