Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Adeus timidez nas crianças!

Os pais tem papel fundamental na "cura" para a timidez!
Eles podem contribuir, incentivando a criança a brincar com os amigos da escola, da praça, da família.
Outro fator importante para o desenvolvimento da criança é passar segurança e confiança. Encorajando-a a buscar soluções para os desafios que se apresentam.
Muitas mães dificultam muito esse desenvolvimento, superprotegendo as crianças, isso faz com que a criança tenha medo de estar com novas crianças, e enfrentar novas situações.
A falta de socialização pode trazer para a criança transtornos como fobia social, depressão, ansiedade generalizada entre outros.
Muitos acreditam que a criança quietinha que é a boa criança, se pensarmos nessas patologias, vemos que isso não é verdade. Vemos que essa criança tem e precisará de ajuda psicológica para se "curar" da tal timidez.
Importante destacar que não temos que avançar o sinal da criança, forçando-a estar com as crianças, a brincar e muito mais. Temos que respeitar o limite da criança, ir com calma, mostrar pra ela que é bom ter amigos.
Outra dica importante é falar para o seu filho ajudar um amigo, o altruismos faz com que tenha que estabelecer contato com outras crianças, é isso fará com que esteja próximo de colegas.
Enfim, com cautela e tempo, a timidez poderá deixar de ser um problema na vida do seu filho.
Persista, passa segurança, acredite no seu filho!!

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

7 comentários:

  1. Bingo!
    Regina, sou prova disso.
    Meu mais velho, ainda é um pouco tímido, porém quando menorzinho, a timidez tomava conta dele. E eu, a mamãe, super protegia, sempre me chegava nas outras crianças com ele e tal, tal, tal.
    Depois fui mudando a tática. Passei isso aí, confiança, o deixei resolver suas questões sozinho e hoje ele é outro. Se socializa normalmente, numa boa!
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda tudo bem? Olha perguntei ao criador das obras ele disse o seguinte,é aconselhável o uso de lâmpada fria e manter a luminária em local arejado, assim funcionará sem problemas. Cautela nunca é demais.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Regina! retribuindo a visita... adorei conhecer seu blog. Como trabalho como técnica desportiva com crianças, seus artigos são muito interessantes para mim. bj

    ResponderExcluir
  4. oi regna - adorei ler tudo isto -
    aqui em casa tenho um quase adulto de 19 anos, que e timido, mas se diz calado, e é muito observador, já fui em várias psicologas com ele , falaam que ele é o falso timido , que a verdade ele é calado e só , eu fico conversando com ele, puxando papo, perguntando como foi o dia , mas são poucas palavras - acho que me acostumei mal com a Milena de 13 anos que conta todos os detalhes - e eu sempre falo para o Michel - o que a boca não fala o corpo adoece
    obrigadão
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina!!!

    Adorei suas observações. Sempre fui muito tímida e só consegui "conquistar"o meu espaço depois de muuuuito tempo!

    Com o Lucas pratico bem o que vc falou, sempre estimulando o convívio com outras crianças, brincadeiras para o desenvolvimento social, essas coisas. Vamos ver como será!

    Um beijo carinhoso
    e uma ótima Páscoa para vc!

    Ju

    ResponderExcluir
  6. OI REGINA!!! TENHO UM MENINO DE 7 ANOS E ELE E MUITO QUIETO, NÃO GOSTA DE PARTICIPAR DE APRESENTAÇÕES NA ESCOLA, A PROFESSORA SEMPRE RECLAMA QUE ELE E LENTO, E ESTA SEMPRE VOANDO COM O LAPIS NA BOCA,MAS ELE ENTERAGE MUITO BEM COM AS OUTRAS CRIANÇAS. O QUE VOCÊ TEM HA ME DIZER SOBRE ESSE JEITO DELE DE SER.ESTOU ANCIOSA AGRARDANDO UMA RES POSTA.

    ResponderExcluir
  7. Ola Rgeina meu nome é Amauri sou timido desde criança já sofri muito com isto e gostaria de saber se tratamento psicologico cura esta timidez que já me impediu de arrumar namoradas varias vezes

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo