Seguidores

sábado, 8 de janeiro de 2011

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC


O sofrimento emocional na vida do ser humano não é algo fácil de lidar para as pessoas que não sentem. Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido também como TOC é a repetição compulsiva de um determinado comportamento. Em casos graves impede o paciente de ter uma rotina normal, como trabalhar, estudar, frequentar igreja, supermercados, é um tormento diário, algo que parece nunca ter fim. Familiares muitas vezes não aceitam tal comportamento, se entristecem e acabam também precisando buscar ajuda para poder lidar com tal sofrimento.

O indivíduo para receber o diagnóstico de TOC é necessário que tenha os sintomas ou atos compulsivos na maioria dos dias por pelo menos duas semanas consecutivas.

Transtorno Obsessivo Compulsivo pode ser apresentar de 3 formas: 

Primeira: pensamento obsessivos. O paciente pensa a mesma coisa por dezenas, centenas vezes. Impedindo prestar atenção em algo, em dormir, em trabalhar.



Segunda: comportamentos obsessivos, rituais obsessivos. Lavar as mãos diversas vezes e não consegue sentir que está limpa, verifica se a porta está realmente trancada por toda a noite ou até mesmo durante o dia, limpa a casa diversas vezes, pois parece que nunca está limpa, arruma armários excessivamente.


Terceira: é a pior forma que o TOC pode se apresentar, pois apresenta-se os dois anteriores juntos na mesma pessoa. É muito sofrimento!
 
As causas para o TOC são fatores hereditários, conflitos internos e estresses. Muitas vezes, os conflitos internos tiveram seu início na infância.

O tratamento pode ter 100% de sucesso ou não. Extremamente necessário o acompanhamento psiquiátrico para receitar medicamentos, e também acompanhamento de psicólogo para realizar psicoterapia com duas ou três sessões semanais dependendo do grau que estiver apresentando.

imagens: GOOGLE

PsiRê

17 comentários:

  1. Que coisa complicada. Eu tinha a mania de balançar o pé quando deitado vendo tv. Mas não sei se poderia considerar como doença, porque parei de repente. E olha, foram vários e vários anos assim.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Regina
    Agradeço a visita lá no meu espaço. Às vezes penso que meu marido tem TOC, todas as vezes que ele passa pela porta, verifica se ela está fechada. Se meu filho sai, ele fica à noite inteira ligando, às vezes 3 vezes ou mais. O difícil é ele aceitar ajuda, buscar terapia, nem pensar... Acho que vou fazer por ele, afinal ter paciência pra esses tiques não é fácil.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida,

    obrigada pela visita no meu catinho. Estou seguindo seu blog, amei!!!
    Olha, eu tenho a mania de lavar as mãos toda hora e tb as mãos do meu filho rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Regina!
    Feliz ano novo!
    Obrigada pela sua visita e sempre passeio por aqui.Sou simpatizante pela psicologia, pois como educadora sempre estou lendo muito.

    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deve ser pessimo para quem sofre do transtorno e pior creio que ele deve achar natural seu proprio comportamento.

    Agradeco a visita la meu bloguito, amei seu espaco aqui e adorei os assuntos dos posts.

    Ja estou te seguindo.

    Bjos e otimo domingo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Regina, esse é um transtorno bem complicado,mas tem ótimas terapias pra isso
    Eu geralmente prefiro os métodos holísticos, que não causam efeitos colaterais.
    Excelente postagem sobre o assunto!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Oi Regina!
    Ótima postagem, é algo que me interessou saber mais. Eu tinha a "mania" e olhar "otrocentas" vezes se a porta estava mesmo fechada. Graças a Deus que fui me policiando e passou...rsrs.
    Beijinhos querida e uma feliz semana!

    ResponderExcluir
  8. oi querida obrigada pela visita....post feito para meu sogro, ele tem TOC e se trata anos, mas não vejo quase melhora, pois tens dias que esta pior outros melhor, mas sempre na mesma...abre a torneira e a geladeira e vai ao banheiro varias vezes ao dia, e olha na bolsa antes de sair varias vezes ao dia, tomando alguns remedios mas é aquilo que falei antes...tenho medo dos meus filhos puxarem ao avó, pois o Caio as vezes tem algumas manias e fico atenta, porque sei que pode ser hereditarios...beijocas e um otimo post.

    ResponderExcluir
  9. Regina
    agradeço muito esta postagem porque é esclarecedora.
    tenho este problema desde criança e realmente é muito ruim.
    os pensamentos me perseguem até quando durmo.
    faço tratamento mas entendo que vou ter que conviver com o problema.
    tem dias que é muiiiiiito dificil, não consigo fazer nada.
    mas vamos vivendo um dia depois do outro né.
    beijo. tudo de bom pra você neste ano, viu?

    ResponderExcluir
  10. Guria que prazer te receber no meu blog, estou aqui revirando o seu...muito util, vou te linkar lá no meu...sabe sofro muito com sindrome do panico, tem me tirado o sono, nos ultimos 3 anos tenho sofrido, mas agora as coisas estao melhorando muito...

    Um beijao

    volto logo...

    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Ola !
    Chamo-me Adriana , tenho 24 anos e infelizmente sofro dessa coisa que me envergonha tanto .. Ainda não procurei ninguém especialista , simplesmente achei estranho o meu comportamento e procurei na internet respostas. Tenho isto desde pequenina e não sei porque !
    Eu tenho tudo para ser feliz, tenho saúde, familia, amor , amigos tudoo, só que ando sempre triste e a zangada com a vida por causa desta doença que me consome e me corroi por dentro!! Eu não tenho paz interior, a minha cabeça não tem um minuto de descanso a pensar em coisas boas, é sempre este monstro dentro da minha cabeça, desde que acordo até adormecer novamente !! É horrivel ! Só queria acabar com isto para viver a vida vivendo-a e não sobrevivendo-a e principalmente ser feliz ..

    ResponderExcluir
  12. Olá Regina.
    Conheci seu blog a pouco tempo e já estou gostando, me chamo Adriana tenho 18 anos e sofro frequentemente com manias compulsivas que acabam de uma certa forma me irritando, lavo as mãos varias vezes ao dia e ainda assim não fico satisfeita, mexo nos objetos 100 vezes se for preciso até ficar " perfeito ", antes de sair de casa sempre fico com um receio de não fechar a porta e assim por diante...
    Atualmente parece ter agravado, pois antigamente era só o perfeccionismo agora começou com as lavagens das mãos e tudo mais, as pessoas me chamam de doida mas eu tento seguir e controlar só que é quase impossível.

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho um filho de 5 anos e de uns 15 dias p ca venho observando que ele lava as maos toda hora;acaba de lavar se encostar em algo antes de comer levanta e lava de novo,pergunta varias vezes se a minha mao esta limpa...estou preocupada devo procurar um psicologo ou passa e da idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho tem 10 anos de uns 10 dia para cá não para de lavar as mãos e pergunta se esta limpa, ninguém pode passar perto dele que ele acha que alguém sujou a mão dele.É horrível.

      Excluir
  14. Olá!
    Deve procurar ajuda médica toda vez que achar que o comportamento não esta adequado, correto!

    ResponderExcluir
  15. ola... eu sofro com isso deis de criança é o rivel tenho mania de lavar todos os dias a minha casa ,já nem perdi as contas de como eu estraguei !todos os moveis e a casa eu durmo e a cordo ! pensando em lavar tudo novamente , des de criança eu era a sim ...teve uma epoca da minha a dolecencia que diminuiu bem .mais de pois volto com tudo tenho 4 filhos e crialos com essa doença não foi nada facil meus filhos meu marido ...já não aquenta mais eu gasto muita aguá ,e eletricidade , porque alem de eu lavar a casa ...lavo toda ora.. poupa .. chinelos ...passo roupa toda quando a caba de secar ...é um tormento sem fim ....faço tratamento com remedios mais não resolve nada ...sera que tem jeito ...

    ResponderExcluir
  16. por favor me ajuda meus tenho um filho de 19 anos que não em tendi e só me critica ,oltro fica mi comtrolando é um inferno ...para ferar de veis tenho sindromi do panico ...perdi a vontade de arrumar Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo