Seguidores

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Já buscou ajuda psicológica?

O tema de hoje é ajuda psicológica.
Muitas das pessoas que me procuram para acompanhamento psicológico tem vergonha de dizer aos familiares, ou ao namorado que fazem terapia. Existem casos de mulheres que estão se separando e tem medo de perder a guarda dos filhos por fazer terapia, algumas até param a terapia pois acreditam que os ex-maridos vão questionar a integridade mental e emocional da mãe, colocando o fato de fazer terapia como motivo para tirar a guarda da criança.
São inúmeros os motivos para procurar ajuda psicológica. Nas crianças: depressão, TDAH, Déficit de Aprendizagem, timidez, obesidade, separação dos pais, e muitos outros. No adolescente: depressão, vício pela internet (considerado problema psiquiátrico), drogas, distúrbios alimentares, etc. No adulto: depressão, perda de emprego, dificuldade no casamento, fobias, auto-estima, medo de envelhecer, luto por ente querido, acompanhamento de gestante, e muitos outros. Na Melhor Idade trabalha-se conceitos como aposentadoria, depressão, solidão, morte.
A depressão é o fator que mais leva pessoas para psicoterapia, esta se apresenta em todas as idades, cuidado e atenção são importantíssimos para evitar tentativa ou até o próprio suicídio.
A psicoterapia também tem sido procurado por pessoas que querem apenas se conhecer, se entender, saber o porquê tem determinadas atitudes.
Também existe aconselhamento e orientação psicológica que auxilia as pessoas em um determinado problema. Hoje em dia, podemos contar até com a ajuda da internet para esse tipo de ajuda. Facilitando as pessoas que tem dificuldade em se mostrar ou até quem não tem disponibilidade horária. www.psicoterapiavirtual.com.br
Aconselho sempre que tiver dúvidas procurar ajuda psicológica para saber se o seu problema tem necessidade de psicoterapia ou não. Em meu consultório, sou muito verdadeira com relação a isso, realizo a avaliação psicológica e muitas vezes percebo que apenas sessões de orientação o problema se resolve.
Importante procurar por bons profissionais. 
Já vi diversos valores de uma sessão de psicoterapia: de R$ 20,00 a R$ 180,00. Esse valor depende do profissional que escolher, lembrando que muitas vezes o barato pode sair caro. Segundo honorários de psicologia, uma consulta psicológica deveria custar uma média de R$ 122,00, infelizmente esse valor não é acessível a maior parte da população, se a pessoa fizer pelo menos 1 sessão por semana, teria que pagar R$ 488,00, impossível tendo em vista o salário mínimo de R$ 540,00. Mais referências de valores no POL Psicologia Online.
Mas, se você sente que seria bom fazer terapia, se conhecer, se ajudar, procure na sua cidade um bom profissional. Perceba se te dá a atenção que precisa e quer, se corresponde as suas expectativas. E se por ventura, não sentir um vínculo, procure outro, mas não deixe de fazer psicoterapia!

Caso precise de orientação, pode contar comigo!
PsiRê
CRP: 06/72676

11 comentários:

  1. Olá Regina!
    Eu nunca precisei, mas acho um trabalho muito importante. O simples fato da pessoa poder contar pra alguém os seus problemas e dificuldades, sabendo que ficará ali e que a pessoa que a ouve lhe ajudará de alguma forma já é ótimo, confortante.

    Eu tenho uma sobrinha que vai começar na faculdade de psicologia e está super animada. Ficamos muito felizes que ela passou no vestibular.
    Também tenho uma cunhada que mora no Japão que se formou em psicologia pela universidade americana que tem lá onde ela mora.

    Acho uma ótima profissão que tem ajudado a muitas pessoas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Regina!
    há muitos anos atrás, ainda uma adolescente, por conta própria resolvi fazer terapia, o que foi válido demais, porém me senti um pouco dependente, mas no final deu tudo certo. rs
    Acho que independente de problemas, todas as pessoas deveriam fazer de vez em quando para poder entender mais a si próprio num mundo que está mudando rapidamente.
    Saiodaqui sabendo sabendo mais.
    Obrigada.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. eu ja passei ha alguns anos...foi muito bom falar um pouco de mim,espero continuar com vc sempre aki neste cantinho tão bom de vir.

    Salmos 121:1-2
    "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. "

    oieee...que o socorro do Senhor possa chegar em tua vida sempre...bjinhos e se cuida obrigdao pelo teu carinho de sempre

    ResponderExcluir
  4. Muito bom vc falar desse post Regina.Ainda falava com a Clauo sobre isso esses dias.
    As pessoas mesmo nos dias de hoje tem um certo preconceito com psiquiatra,terapias.
    Eu estou precisando de ajuda e amanhã vou a minha primeira consulta com o psiquiatra.Espero que eu e ele possamos nos entender.E que ele possa me ajudar na medida do possivel né?!
    Sei que muitas coisas vão depender de mim,mas é sempre bom se encontrar e sentir-se bem consigo mesma.
    beijão,
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina, muito obrigada por seguir o Acolher com Amor. Eu gosto muito do seu blog, pois divulga a nossa profissão de maneira ética e profissional. Tenho certeza de que és uma excelente profissional, pois compartilho as idéias que vc coloca aqui. Parabéns pelo seu trabalho!!! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Seria interessante que as pessoas tomassem consciência que a ajuda psicológica é necessária, mesmo que não haja um motivo explícito.
    Excelente post, Regina.

    Já pensaste em fazer um destinado aos jovens que pretendem cursar Psicologia, falando um pouco sobre a área?!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá Regina!
    Vim retribuir a visita!
    Gosto muito de psicologia, e o seu blog trata dela de forma leve e bem humorada, parabéns!
    Concordo com você, ainda há um grande preconceito contra as especialidades relacionadas à Psicologia e Psiquiatria, portanto iniciativas como a sua, de manter um blog voltado para essa área, são admiráveis!
    Estarei passando sempre por aqui!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  8. Oi Regina
    terapia é tudo de bom.
    faço há 10 anos.
    hoje sou atendida pelo SUS, porque não tenho meios de pagar.
    mais incentivo, a todos,
    não importa se é particular, de ong, ou do SUS,
    o profissional quando é serio trabalha sempre muito bem.
    pra mim, terapia deveria ser um serviço de utilidade pública, quanta gente melhora de vida, de saude, de humor por conta da terapia.
    né.
    beijos.... um punhado.

    ResponderExcluir
  9. achei muito interessante seu trabalho,acho muito importante pedir ajuda em momentos dificeis...

    ResponderExcluir
  10. Oi Regina!
    Passei para te agradecer a visita lá no blog ( ainda que com atraso) e me deparei com muitas respostas para muitas dúvidas minhas!
    Perdão pelo exagero, mas é que gostei muito do que li nos posts. Eu sempre tive dúvidas em relação a quem procurar psicólogo, psicanalista ou psiquiatra.
    Voltarei mais vezes para ir lendo aos poucos.
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. tenho dificuldades de relacionamento pois nasci com Sobredotadismo Peniano (muito grande) e presumo que esta começando a mexer comigo psicologicamente,preciso de orientaçao sua ou de alguem disposta a me ajudar.
    email ou msn
    dr-santiago01@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo