Seguidores

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Lidando com o luto

Assistindo tv no dia de hoje, nos deparamos com mortes, muitas mortes.
Mortes de vítimas das enchurradas da região serrana do Rio de Janeiro.
Mas, que tema sofrido é esse? Como lidar com a ausência eterna da pessoa que tanto se ama? Que dor é essa no peito, que nó na garganta? Que vontade de sumir... Que vontade de ficar quietinha pra sempre...
Que morte é inevitável todos sabemos, mas como é difícil lidar com algo tão misterioso, tão doloroso.
Deixar de ver e conversar com o ente querido parece ser aterrorizante, muitos até tentam fugir desse tema, principalmente, quando pensamos em algum familiar, pai, mãe, marido, filhos.
Morte repentina causada por acidentes de carro, moto, avião, assassinatos, infarto fulminante, e até as próprias enchentes causam maiores dificuldades para serem aceitas, ocasionando um sofrimento psíquico muito grande, com sérias consequências para a pessoa que sente.
Já as mortes causadas por envelhecimento, problemas de saúde, como câncer, enfisema pulmonar, são um pouco mais fáceis de serem aceitas, pois é visível o sofrimento física que a pessoa passa, acreditando-se que a morte realmente é o melhor para que a pessoa pare de sofrer.
Muitas vezes o luto que vivemos com o fim de um namoro, ou de uma amizade de anos é tão doloroso e triste quanto o luto da morte de um ente querido. Quando acontece a separação de um casal, o luto também deve ser vivenciado.
Ao vivenciar o luto, os estados emocionais podem variar entre tristeza, raiva, culpa, melancolia, negação resultando em comportamentos como choro excessivo, agressividade, dificuldade em se concentrar, insônia, falta de apetite e até depressão.
E o que significa viver o luto?
1. Ter espaço para poder se expressar, chorar, pedir ajuda. 
2. Viver o sofrimento de ver roupas, de sentir falta do abraço, da companhia da pessoa.
3. Conseguir planejar como será a vida sem o ente querido.
4. Não se culpar.
5. Buscar ajuda, caso não esteja conseguindo lidar com todo o sofrimento.
Acredito que o primeiro e o último tópico são os mais importantes, pois vivenciar, chorar se torna tão importante quanto chegar pra alguém e dizer: Tô sofrendo, dói muito!
Muitas pessoas que vejo parecem que estão mortas vivas, estão vivendo por viver, deixando a vida passar por causa da ausência de alguém, seja de um ex-namorado ou até da morte de um familiar. Mas, a vida continua muitas decisões dependem apenas de você!

Abraços

PsiRê

8 comentários:

  1. Olá querida amiga!
    Lindo o seu blog, gostei do que ele contem e de sua forma. PSICOLOGIA? Gosto!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Regina,
    É realmente muito difícil lidar com a perda de um ente querido principalmente. Minha avó faleceu há 10 anos atrás e até hoje sinto muito falta dela. Foi uma pessoa muito, mas muito especial mesmo.
    Boa sexta feira pra você.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Um assunto muito bom de ser abordado. Cada um sofre de maneira diferente mas temos que seguir em frente.
    Mas como somos frágeis, temos direito de sofrer um pouquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga querida olha eu aqui!!! sei que ando ausente com as minhas postagens, porem o meu coração ainda pede mais um tempinho, não quero ficar postando lamentações, exames, visitas médicas, chegada do Red etc...

    Sempre que a saudade aperta visito os cantinhos e deixo alguns comentários, gostei muito da sua postagem realmente lidar com o luto é um assunto muito delicado... eu por ex não gosto nem de falar nesse assunto, pois só de imaginar na possibilidade de perder um ente querido fico com nó na garganta.

    Obrigada pelo recadinho lá meu cantinho, suas palavras tem um grande valor pra mim, levanta o meu astral :-)

    Beijinhos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Amiga, tenho acompanhado de perto o sofrimento de muitos amigos queridos que perderam tudo e agora precisam da forca para a reconstrucao de suas vidas! Coloquei no meu blog uma mensagem de luto, por coicidencia com a mesma imagem extraida da internet, bem significativa para o luto que todos estamos vivenciando! Impossivel nao ser solidario! Impossivel nao pensar que poderia ter sido comigo! Impossivel nao agradecer a Deus por estar a salvo! obrigada pela postagem, quando puder visite o meu blog pois deixei um desafio (para amenizar o momento) para voce por la! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  6. O luto é a única emoção que não pode ser consolada, pois não tem solução... Contra ela, somente o amor e o apoio dos que se importam mas, mesmo assim, às vezes não é suficiente, temos de tirar forças de dentro da alma para superá-lo, já que não há como acabar com ele.
    Maravilhoso post, compartilhei no twitter, e também achei o momento muito apropriado com essa tragédia acontecendo. Esperamos que tudo seja resolvido logo!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Que em seu coração reina td aquilo que vc deseja,pois o Senhor te fará como um jardim regado, plantado e cuidado pelo Espirito dele e fluirá como um manacial de "aguas vivas" bjinhos vc é muito especial pra mim....
    ´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶
    ´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶
    ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶
    ´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´¶¶¶¶
    ´´´´´´´´´´´´¶¶

    ResponderExcluir
  8. Olá, Regina.
    Que bom está sendo conhecer teu blog, ler teus posts.
    Estou lidando com o luto faz quase um ano, perdi minha mãe inesperadamente em 48 horas,fiquei doente física e emocionalmente.
    Ainda não encontrei um profissional psicologo que entendesse o que estou sentindo...
    Bjo.
    Sílvia

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo