Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Fobia Social

Muitas pessoas conseguem conviver com a fobia social sem buscar ajuda, se adaptando, buscando empregos em que a exposição é menor. Outros, por necessidade buscam informações, e ajuda médica. 
Mas, o que é a fobia social? Eu tenho? Meu vizinho tem? Caso se encaixe nos exemplos abaixo, busque ajuda médica e psicológica e tenha uma vida tranquila e saudável socialmente.
Fobia social é o medo persistente e irracional acompanhado de um desejo de evitar situações em que o indivíduo é exposto à avaliação dos outros por exemplo: falar em público, escrever, comer ou beber na presença de outros, dirigir com pessoas criticando.
Através do www.psicoterapiavirtual.com.br tenho atendido muitas pessoas que tem dificuldade em ir até o consultório e falar dos problemas, por medo do julgamento e da exposição. Tem sido uma ótima oportunidade de buscar ajuda, informações e soluções.
Inicia-se normalmente na infância ou no início da adolescência. A família é o primeiro e o mais importante sistema social. Pais que avaliam negativamente as crianças podem proporcionar medo e insegurança, assim podem desenvolver a fobia social por medo de reprovação ou crítica.
Embora nem todos os fóbicos apresentem sintomas de Pânico, ocorre uma manifestação de ansiedade semelhante, como sudorese, tontura, pernas bambas, esquecimento súbito e, desmaios e bloqueio da fala.
O tratamento para a fobia social é medicamentoso e psicoterapia. Na medicação são receitados antidepressivos, e nas psicoterapias o indivíduo se orienta, vivencia a fobia,  lida com a causa. Entrar em contato com esse transtorno é o primeiro passo para conseguir superar esse sofrimento. Busque ajuda ou vai viver sozinho eternamente com medo das pessoas e de suas críticas?


imagens: Google
PsiRê

10 comentários:

  1. Muito bom, o post...Bastante explicativo.

    ResponderExcluir
  2. Vi... esse blog não é novo não!! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Grato pela temática tratada neste seu BLOG.

    É um facto comprovado que o bem estar do EGO optimiza a saúde do FÍSICO.
    Ainda a Psicologia não era considerada ciência (SEC XVI), Torquemada - Inquisidor Geral do Rei Fernando e Isabel "a católica" de Castela, afirmava: - (... os piores males do físico, não se comparam aos menores males da alma ...)-

    É bom que haja alguém que nos ajude a sentir que estamos vivos.

    Um abraço fraterno

    ARFER

    ResponderExcluir
  4. Ela é bem mais comum do que pensamos, conheço várias pessoas que precisariam ler o seu artigo.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sera que eu tenho essa fobia, em momentos de muita importancia e publico muito grande meu deus, nao consigo ficar sem gaguejar e pular algumas falas.

    bjos adorei o post.
    Como sempre com muita informacao.

    ResponderExcluir
  6. E obrigada pela visita no Alice sem Maravilha.

    ResponderExcluir
  7. Oieeee!
    Adoro qdo comenta minhas postagens lá no Recanto das Mamães Blogueiras... seus comentários tem peso pra mim, sabia?
    Deixa eu te falar, vc tem alguma postagem sobre a Sindrome do Pânico?
    Bjks, Genis.

    ResponderExcluir
  8. oi querida muito obrigada pela visita e pelas palavras, quando o diagnostico sair ou vou sofre mais ainda ou vou ficar contente, mas acho dificil eu ficar contente, pois sei que a minha filhota algo tem...
    Vamos ver né, é terça-feira dia 08 de fevereiro que vamos na neuro...beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Regina, tudo bem?
    Esta é a 1a. vez que acesso o seu blog.
    Cheguei aqui através do blog da Fabíola (Chegando aos 35... idade da Loba).
    Cursei psicologia mas nunca exerci.
    Atualmente moro no Japão (há 9 anos) mas já estou de malas prontas praticamente para voltar ao Brasil. Por isso me interessei muito pelo seu blog: psicologia pura!!!!
    Estou te seguindo para acompanhar sempre seus textos e reflexões.
    Um grande abraço,
    Flávia

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo