Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Curtindo a Melhor idade...

Atualmente muito se fala sobre qualidade de vida na melhor idade! Quero nesse post fazer com que todos pensem um pouquinho sobre a terceira idade ou ainda, melhor idade. E tentar fazer com que se conscientizem de que um dia passaremos por essas dificuldades.

imagem: Google

Sabemos que com a idade muitas limitações aparecem. O raciocínio, a coordenação motora, a vitalidade, a concentração, todos esses fatores juntos diminuem. Se torna algo um pouco mais difícil o ato de cortar uma carne com uma faca, ou ainda de ficar de pé no ônibus em movimento, ou mesmo na fila do banco, muitos não conseguem caminhar devido a problemas nos joelhos. Se esquecem com muita facilidade do que acabou de ser dito, muitos ao andarem sozinhos pelas ruas ainda se perdem, mesmo que o caminho seja conhecido a anos.

Incentivar o idoso a sair de casa, caminhar por pelo menos 15 minutos, ou ainda fazer parte de um grupo da melhor idade do bairro são fatores que colaboram para uma qualidade de vida boa, e até curam certos sofrimentos como solidão, tristeza, indisposição e até depressão. Mas, é muito importante que tenham sempre pessoas que o acompanham, que tenham paciência para poderem lidar com o idoso.

Cuidados com a alimentação são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, do intestino, da pressão arterial, além de também prevenir possíveis doenças, como: diabetes, colesterol alto, hipertensão, câncer.

Visitas ao médico pelo menos 2 vezes no ano para fazer exames de rotina, caso não esteja necessitando de um acompanhamento mais preciso.

Muitos avós passam a maior parte do tempo cuidando dos netos, mas isso não é obrigação deles, os pais sim, que são responsáveis pelo cuidar do filho, se tem que trabalhar, existe escola em período integral, se não é possível escola, tem pessoas honestas que podem cuidar. O idoso já teve as responsabilidades de serem pais, de cuidar, de educar, agora é o momento de celebrar a vida sem preocupações e responsabilidades.

Podemos presenciar muita vitalidade em grupos de melhor idade que viajam, vão a shoppings, cinemas, teatros, praticam exercícios em conjunto, ou ainda que jogam baralho, bingo, que se reunem para dançar, conversar.

Vamos cuidar e ter respeito por quem cuidou de nos! Vamos dar uma qualidade de vida boa, prazerosa para quem sempre se preocupou conosco, vamos proporcionar saúde, paz e alegria.

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP:06/72676
Orientações Psicologicas On line

 

8 comentários:

  1. Olá Regina, estou sempre acompanhando seu blog, gosto do seu jeito simples e didático de abordar temas tão 'psicológicos', rs...
    Obrigada pelos comentários no meu blog. Quanto ao baixinho estar querendo ir para o sofá, eu imagino que o sofá seja mais aconchegante. Acho que é parecido com nós quando nos entorpecemos dormindo na frente da TV e indo para cama, parece um lugar mais frio. Mas melhorou. Anteontem ele me chamou de madrugada mas ficou no berço. Ontem dormiu o tempo todo. Fases...vc tem alguma outra hipótese?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elen B.
      Que bom que você gosta de meu blog, fico feliz por isso!
      Crianças e suas fases: frase que anda junto, né? :)
      beijo grande
      ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Noossa que bacana teu post, eu acredito que a melhor idade está sabendo viver mais e melhor, ontem vi um grupo de velhinhas passeando no parque onde eu fui também, era uma risada só, isso me faz feliz, eles já criaram seus filhos, passaram seus trabalhos, tarefa cumprida, agora é só curtir, que esse ânimo se alastre mais entre os mais idosos, eu quero ficar faceira e feliz quando for bem velhinha, sorriso na boca e brilho no olhar! eheh, bjinnhos, Regina, eu amo tuas visitinhas, meus olhinhos brilham, eheh,bom findi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delicia sim ver idosos aproveitando a vida, se divertindo!! eles merecem!!
      beijos Eva!!
      tenha uma ótima semana!

      Excluir
  3. Olá Regina que belo post, interessante, bom para quem esta procurando palavras de carinho, sabe que pode ter né, gente a procura de palavras de incentivo e seu post de hoje está com tudo vc arrasou.

    um bju carinhoso Rê, felia final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatti!! Obrigada!!
      Quero também fazer as pessoas rever o que fazem com esses idosos que merecem só o nosso carinho e cuidado!!
      beijos

      Excluir
  4. Oi Rê!!!
    Melhor idade, realmente todas vamos chegar lá se Deus quiser!!!
    Meu avô tem uma excelente qualidade de vida. É ativo, super inteligente e tem uma ótima memória. É incentivado e respeitado nos seus novos limites. É muito amado também:)
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Fabi!! Isso é a melhor coisa, né?
      Talvez por ele ser respeitado e amado que ele seja tão ativo, inteligente!
      beijos
      tenha uma ótima semana!

      Excluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo