Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tipos de Depressão mais comuns

Devemos sempre nos lembrar que depressão é doença, é algo que tem tratamento. Nunca ignore a pessoa que diz estar deprimida, é um sentimento real, dói muito e solitário.
Depressão maior;
Depressão crônica;
Depressão pós parto;
Depressão infantil.
 
Depressão Maior

 O paciente tem um histórico de vida emocional com vários momentos onde apresentou sintomas depressivos, muitos deles sem motivo vivencial aparente ou, quando há algum motivo, o quadro é desproporcional, tanto em intensidade quanto em duração. Essas pessoas são deprimidas, ou seja, têm um perfil afetivo propenso à depressão, têm com freqüência antecedentes familiares de depressão.

Freqüentemente apresentam propensão ao choro, irritabilidade, ruminação obsessiva, ansiedade, fobias, preocupação com a saúde física e queixas de dores.
 
Depressão Crônica

O paciente perde o prazer de realizar atividades cotidianas e se sente angustiado, melancólico e sem energia para nada. Se sentem apáticos, sem motivação, e os pensamentos quase sempre são negativistas. Muitas vezes chegam a pensar em suicídio, embora, na maioria das vezes, não de forma concreta.

Quando esses episódios persistem por muito tempo, a depressão é identificada como crônica. A gravidade é mais acentuada quando a pessoa que sofre de depressão acha que não está doente, se recusando a colaborar nos tratamentos, para os quais são indicados medicamentos antidepressivos para equilibrar os neurotransmissores.
 
Depressão Pós Parto
Pode ocorrer por alguns dias ou até meses depois do parto. A mulher pode ter sentimentos similares ao da depressão - tristeza, ansiedade, irritabilidade - porém são muito mais fortes.
Geralmente impede a mulher de fazer coisas que precisa no dia-a-dia. Quando a vida normal da mulher é afetada, é um sinal certo que ela deve procurar logo um médico. Se a mulher não obtiver tratamento para a depressão pós-parto, os sintomas podem piorar e durar até um ano. Existem casos extremos em que a mulher mata o próprio bebê.
 
Depressão Infantil

Os sintomas são diferentes:  rejeição, enurese, encoprese, choro fácil, condutas antissociais, perda da atenção, fobia escolar, agressividade, cansaço matinal, entre outros.

A depressão infantil pode acarretar sérios prejuízos no desenvolvimento escolar e social. 
No próximo post irei falar sobre os tratamentos.
Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

8 comentários:

  1. Regina, acho tão complexo isso tudo. Quando meu avô faleceu, a familia toda adoeceu. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Bianca! Se a morte não era esperada é algo realmente dificil de lidar! E muitos sem apoio profissional acabam realmente adoecendo!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. oi regina!tive depressao pos parto, gostaria de sabe quanto tempo vou continuar com o tratamento?.any beijoss...

    ResponderExcluir
  4. Regina a pessoa q gasta muito sem ter necessidade ,q e muito compulsiva ,ela tem depressao,como ,,do possivel,obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Regina minha filha de 12 anos está gostando de um garoto e ultimamente tem me dito que quer mudar, ela sempre se queixa de sua aparência isso pode ser uma depressão ?

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou Letícia Carolina já faz anos que tenho depressão maior.
    Já fui em médicos, porém não consegui me tratar.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. Estou precisando de ajuda, estou casada a 14 anos . Meu marido disse q se casou comigo me amando mas, nunca sentiu atração por mim, disse só agora o q eu faço será q ele tem um tipo de depressão, ele me disse tb q como não se satisfazia comigo acaba indo pra internet ver outras mulheres nuas e tudo mais , disse q precisava conversar um um médico especialista pois estamos sofrendo muito me ajude o q posso fazer estou muito angustiada , no ver dele não há solução me ajude por favor ... Meu a-mail e; samoachu@gmail.com onde procuro ajuda? O que ele tem? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá me chamo Larissa tenho 20 anos, a dois anos estou desempregada e no mesmo dia que fui demitida do meu trabalho meu relacionamento tbm acabou, de lá pra cá vivo triste, consigo esconder da minha família eles acham que sou a pessoa mais feliz do mundo e infantil. Eu me afastei dos meus amigos, não saio mais de casa, sinto vergonha de sair, das pessoas ficares me olhando pois engodei muito entre esses dois anos, minha auto estima já era. larissadghuyr@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo