Seguidores

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fobia Escolar

imagem: Google
O medo de ir a escola e do ambiente escolar é real para muitas crianças. Apresentam sintomas, principalmente próximo ao horário de ir a escola.
Os sintomas, por sua vez, são dores de estômago, dores de cabeça, vômitos, choro excessivo, ansiedade, roer unhas compulsivamente.
A fobia escolar é classificada como um tipo de transtorno de ansiedade, que se não for tratada pode trazer graves consequências para a vida escolar, muitas podem até perder o ano escolar, e caso não seja tratada chegam ao chamado "fracasso escolar".
Importante que os pais, professores, coordenadores estimulem a criança a ir a escola. Mas de uma forma que faça com que a criança se sinta segura. Muitos pais não entendem ou não sabem que a fobia escolar existe e colocam castigos as crianças que atingem além da auto estima também a integridade.
Pai e mãe, escute o seu filho, ajude-o a ser seguro e lutar contra os medos. Pergunte sobre o que está acontecendo, quais os medos que tem sentido; muitas vezes, essa criança apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, ou déficit de atenção e tem vergonha por não conseguir aprender, ou ainda os colegas da classe o incomodam com gozações.
Se os pais não estiverem conseguindo encorajar o filho a frequentar a escola, é importante procurar ajuda profissional, seja um psicólogo para auxiliar na auto estima ou psiquiatra com o uso de medicações que controlam a ansiedade que está presente.
Caso a criança apresente sintomas como vômitos, febre é importante ir ao médico para descartar possíveis viroses, este também poderá realizar avaliação e diagnosticar a possível fobia escolar.
Pai e mãe, estimule o seu filho a crescer feliz, esteja ao lado dele para passar segurança. Crescer muitas vezes dá medo. A sociedade, escola, pais tem exigido muito das crianças que antes iam a escola e brincavam. Hoje em dia, a semana é preenchida com escola e cursos que ocupa quase todo o tempo da rotina da criança.

Para dúvidas, aconselhamentos e orientações psicológicas online:

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

4 comentários:

  1. Eu costumo andar atenta!

    Bem atenta. E isso é muito importante para eles.
    Eu acho.

    Quero que eles se sintam bem e felizes.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho 15 anos,aconteceu exatamente isso comigo a 3 anos... desde então não consigo completar os meus estudos. Quando saia de casa,eu começava a soar, dava dor de barriga, mas eu não voltava pra casa.Chegando na escola piorava cada vez mais, não conseguia comer nada, procurava ficar o mais perto possível da sala da diretoria noa intervalos. Tinha medo de ficar perto dos alunos, como se soubesse que iria acontecer algo. Nunca ia ao banheiro da escola. Então começou a piorar. Sangrava o nariz, doía a cabeça... E então ligavam pro meu pai e ele ia me buscar,Chegando em casa, simplesmente passava. Só que como isso começou a acontecer diariamente, meu pai pensava que era invenção minha. E não foi mais me buscar quando a escola ligava, então tinha que ficar passando mal. Parei de estudar... a 3 anos não consigo completar 1 ano letivo. Não passava mal em casa, só na escola. Mas o medo aumentou, agora tenho medo de ficar em lugares com muitas pessoas, tenho medo até mesmo de sair de casa sozinho. Meu pai ainda acha que é invenção minha. Tenho medo de que atrapalhe (ainda mais) minha vida. Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley, que pena que não deixou e-mail para contato!
      Você pode sim se ver livre da fobia escolar, em alguns casos apenas sessões com um bom psicólogo pode resolver o seu problema, em outros casos a medicação é necessária!!
      Se precisar de orientações, envie um e-mail para mim: contato@psicoterapiavirtual.com.br

      abraços

      Excluir
  3. ola
    meu nome é Ana tenho 16 anos
    sofri agressões físicas na escola
    a escola não fez nada, então mudei de escola
    mas agora morro de medo sinto dor de barriga, faltei mais do que tudo, estou a um ano sem sair de casa depois que fui agredida
    só fui a escola e mais nada
    queria saber se caso eu esteja com depressão comprovada e tenho condições de estudar em casa com os trabalhos dados da escola posso estudar em casa?
    sinto muito medo mesmo
    tentei me matar
    tomei 10 comprimidos
    mas apenas fiquei tonta e me arrepende
    por favor me ajude
    posso estudar em casa?
    ou paro de estudar?
    nunca repetir o ano, não queria repetir o que devo fazer

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo