Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Transtornos Alimentares

Muito se ouve falar sobre transtorno alimentar, são vários os meios de comunicação que aborda esse tema: televisão, jornais, revistas, documentários, blogs e muito mais. Sempre dão muita ênfase ao transtorno relacionado a modelos, meninas que querem ser magras, mas existem incidências em garotos adolescentes e mulheres adultas.
O transtorno alimentar apresenta duas síndromes importantes para descrevermos: Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Vou descrever as duas e mostrar as perturbações psicológicas de cada uma.

Anorexia Nervosa: 
  • Se sente gordo/a, mesmo estando abaixo do peso esperado para idade e tamanho;
  • Pode levar a morte;
  • Ausência de alimentos, dias sem comer;
  • Exercícios excessivos após a ingestão de uma torrada, por exemplo;
  • Negação com relação a síndrome;
  • Anemia constante;
  • Ausência de menstruação.
Muitos acreditam que a mídia com suas atrizes, apresentadoras magrinhas influenciam no desenvolvimento psicológico e físico das adolescentes, que acreditam que para se ter sucesso e poder financeiro tem que ser magra. Grifes importantes também não tem numeração para as "cheinhas" ou padrão normal, precisa ter corpo magro para poder vestir algumas grifes famosas. 
Rejeição familiar, abusos sexuais, bulling escolar também podem ser fatores determinantes para a formação da personalidade anoréxica.
O tratamento é extremamente difícil, pois sempre negam ser anoréxicos. Quando existe a concientização da síndrome, a psicoterapia é indicada. Quando o caso é grave existe a necessidade de internação hospitalar devido a gravidade da saúde em que se encontra. Importante também destacar que existem recaídas, o que dificulta a "cura".

Bulimia Nervosa:
  • Ingere muita comida em pouco tempo, em seguida toma laxantes, diuréticos e provoca vômitos a fim de evitar o ganho de peso;
  • Está dentro do peso e das medidas para idade e tamanho;
  • Não consegue controlar a excessiva quantidade de comida ingerida.
Muitos familiares não sabem que existe um bulemico na família,pois cometem o vômito logo após a ingestão do alimento, fazem isso no banheiro e em silêncio.
Já tive uma paciente casada e com 2 filhos,que após comer ia até o banheiro para vomitar toda a comida, o marido nem desconfiava. Todos os dentes dela eram postiços devido ao ácido dos vômitos. Psicoterapia foi fundamental para equilibrar a auto estima que estava muito baixa e também cuidados com o humor, pois tinha se tornado agressiva e irritada.


É sempre muito importante cuidar da alimentação dos adolescentes,, principal mente das adolescentes, muitas por medo de engordarem, de sofrerem bulling acabam desenvolvendo uma dessas duas síndromes alimentares. A primeira (anorexia nervosa) pode ser considerada fatal caso esteja no estado grave.

Aconselhamento e Orientações Psicológicas

Imagens: GOOGLE

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676

3 comentários:

  1. Oi, Reginaaa!!! Menina, esse post sobre transtorno alimentar foi muito bom! "Infelizmente" eu não tenho esse problema. kkkkkkk O meu caso é o contrário, como tudo sem ressentimento. kkkkkkkkk

    Bjks, amiga, e uma semana abençoada pra você.

    ResponderExcluir
  2. A filha de uma conhecida, de apenas 12 anos, foi diagnosticada com anorexia nervosa; os pais não são obesos, mas a maioria das amigas é e ela sempre deixa os alimentos na metade ou apenas dá uma ou duas mordidas em cada e depois levanta-se da mesa.
    Muito importantes esses alertas no blog, várias pessoas com certeza irão se beneficiar.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Oi Regina!
    Obrigado pelo teu comentário no meu post lá no Recanto e desculpe, mas só hoje consegui vir com tempo aqui pra ler as postagens e comentar.

    Acho ótimo esses esclarecimentos sobre esse tema tão sério que a cada dia vem sendo uma realidade na vida de muitas mulheres e adolescentes.
    Parabéns por nos dar essas informações tão necessárias.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo