Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Medo na Criança


O medo na vida da criança tem sido tema permanente em meu consultório.
Mães me procuram para avaliar se o medo de morrer, medo de ser assaltado, medo de brincar, medo de ir pra escola pode ser considerado normal! Realmente o "medo" tem que ser avaliado. Dependendo de sua intensidade pode ser patológico necessitando assim de um acompanhamento profissional.
O medo é uma emoção, que coloca o organismo em alerta e o prepara para fugir e/ou defender-se do perigo. Em algum momento da vida, a criança passará por algum sintoma de medo. Será mais fácil se "livrar" do tal medo a criança que comseguir exteriorizar os sentimentos e emoções juntamente com a ajuda e compreensão dos pais.
A criança ao ter medo, enfrenta o anseio de não o conseguir ultrapassar, bem como o de ser a única que passou por este sentimento. Quando os pais relatam à criança que também passaram por situações semelhantes, inclusive uma similar à que o filho sente, faz com que se sintam apoiadas, transmitir a possibilidade de vencerem os seus medos e serem “grandes e fortes” como os seus pais. Procure explorar com os seus filhos formas de resolver as situações, podendo também dar exemplos de como conseguiu resolver os seus próprios medos.
Vamos ajudar as nossas crianças a perderem os medos que atrapalhem o seu desenvolvimento! Entender o porquê do medo é fator principal para a sua cura!

7 comentários:

  1. Oi Re, post muito interessante e explicativo.....uma dica! Fala sobre mães que não cosneguem se realcionar com as filhas mais velhas, pois deixam de ter tempo depois que os outros filhos chegam...rsss....beijossss

    ResponderExcluir
  2. Ótima a sua postagem!!! Conversas francas e verdadeiras, entre pais e filhos, é essencial! Expor suas experiências aos filhos, provavelmente os ajudará em seu desenvolvimento.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sua atenção Regina, assim que der lhe escrevo!Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Re,
    amei seu cantinho... quanta coisa boa!!!

    estou linkando vc assim não perco nenhum post seu!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie querida
    vou me tornar sua seguidora tbm !
    Olha eu tenho esta preocupação com que meus
    filhos vão comer no dia a dia, infelizmente
    eles adoram Mac donalds , mas não dou toda semana não, evito ao máximo !

    ResponderExcluir
  6. Oi Regina!
    Obrigada pelo carinho e pelos comentários no Casaterapia.
    Vc fala bastante de psicologia infantil... assunnto que mt me interessará daqui pra frente... rsss
    Publica assuntos sobre bebês...
    Beijosss
    Aline

    ResponderExcluir
  7. Oi Regina!
    Gostei muito dos 2 blogs que vc tem. Já te fiz uma visita antes e agora estou voltando.
    Essa questão do medo é interessante, pois dependendo a fase da criança o medo é com coisas diferenes. Uma coisa que antes não tinha medo, depois passa a ter ou vice-versa. Também sempre procuramos conversar e ajudar esclarecendo.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo