Seguidores

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Avaliação Psicológica Infantil


Semanalmente mães me procuram para realizar psicoterapia nos seus filhos.
Inicio sempre com uma avaliação psicológica, pois através dessa avaliação posso traçar o diagnóstico e prognóstico. Também é freqüente indicação das escolas para tal avaliação.
Casos mais freqüentes: dificuldade em se concentrar, hiperatividade, desobediência, agressividade, comportamento anti social, obesidade, depressão, baixa auto estima, enfim, são muitos comportamentos problemas que merecem acompanhamento psicológico.
Saiba, que psicodiagnóstico ou avaliação psicológica só podem ser realizados por psicólogos e com testes psicológicos. Por lei, é permitido apenas para psicólogos pois requer conhecimentos e habilidades pertinentes desta profissão. Portanto, caso alguém que não seja psicólogo realize avaliação psicológica está cometendo um crime.
Realiza-se inicialmente a anamnese (questionário feito aos pais) onde investiga-se desde a gestação até momento atual da vida da criança. Na sequência, são aplicados testes psicológicos relacionados ao problema em questão. E por último, a devolutiva com os pais onde é descrito o diagnóstico e prognóstico.
Existem casos em que não há a necessidade de psicoterapia, apenas com orientações psicológicas pode ter a resolução do problema.
Caso seu filho esteja trazendo alguns dos comportamentos citados acima procure por um psicólogo que realize avaliação psicológica. É muito importante ajudarmos nossas crianças quando estão encontrando algum problema.

7 comentários:

  1. Olá Regina!
    Obrigado pelo teu comentário lá no Recanto. Somos uma equipe que posta, como percebestes.
    Seus comentários serão sempre bem-vindos e importantes pra nós. Sinta-se a vontade pra comentar e dar sugestões.
    Gostei muito do teu blog. Vou voltar com tempo pra ler tudo com calma. Essa postagem sobre Avaliação Psicológica é bem importante e esclarecedora. Um abraço e um ótimo feriadão.
    Cida Kuntze.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga... adorei receber a sua visita lá no meu cantinho, depois que li o seu comentário confesso que tô tentando acalmar o meu coraçãozinho rs

    Obrigada pela força e pelo carinho!!! Quero acreditar que o meu sonho tá perto de se realizar

    Fico feliz em poder contar com o apoio de uma profissional como vc...

    Ps: Tô seguindo vc tbm, amei o seu cantinho

    Beijinhos e ótimo Domingo

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, obrigada por visitar o meu cantinho agora sou eu que estou no seu...adorei saber que vc é psicóloga...profissão muito importante, parabéns.....me tira uma dúvida sobre esse seu post....no teste com os pais, antes de começar um tratamento, vcs conseguem perceber se eles estão mentindo? Tenho uma cunhada que não cuida direito da filha (minha aflhada), só grita, não a educa, e começou a fazer ese tratamento (acho que os pais é que deviam fazer) e ela falou que fez uma entrevista, mas acho que tudo que falou foi mentira, pois ela fala bem da filha para os outros, mas dentro de casa faz ao contrário...os profissionais conseguem ter esse "felling"? bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga nova e minha colega!
    Muito legal seu blog.
    Mil bjks

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog parabéns muito sucesso bjks
    http://arteemcamisetaskelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    gostaria de saber sua opinião sobre a importância da educação Infantil e a possibilidade de detecção de algumas dificuldades de aprendizagem quanto menor a criança.
    E se possível sugestão de material de pesquisa pois estou pensando em escrever minha monografia sobre isso.

    bjs se possivel me responda através do email
    flavia-cprado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se tem algum formulario de perguntas que eu possa utilizar em casa, antes de leva-lo a um profissional. Ate mesmo pra que eu possa entende-lo melhor ....

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo