Seguidores

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Como se desenvolve a depressão?

Nem sempre é possível fazer uma avaliação que se determina como foi desenvolvida a depressão, mas estudos mostram que fatores genéticos e neuroquímicos somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos podem ser os responsáveis pela depressão apresentada pelo paciente.
Alterações hormonais, tensões pré menstruais, dificuldades familiares e financeiras, stress, desemprego, menopausa muitas vezes são decisivos para um indivíduo ter depressão.
 
Genética:
Pesquisas revelam que parentes biológicos de primeiro grau de pacientes que sofrem de depressão têm mais do que o dobro de probabilidade de desenvolver em algum momento da vida a depressão.
Na mulher, a depressão é duas vezes mais freqüente do que nos homens.
Caso alguém da família tenha tinha depressão, e teve sucesso com algum tratamento ou medicação, busque informações pois esse mesmo medicamento também poderá lhe fazer bem. Pesquisa revela que medicação que faz bem a um, irá fazer bem ao outro familiar.
Estresse
Ao analisar o histórico de vida do paciente depressivo poder perceber que alguns trazem um esgotamento físico e mental devido a grande exposição de estresse.
Muitos, apresentam-se cansados, exaustos físico e mentalmente.
Também é muito comum apresentar depressão após uma exaustão, uma exigência muito grande no trabalho, como horas extras, buscas por metas, falta de alimentação saudável.
Tristeza
Outro fator que pode desencadear  a depressão é a tristeza.
Por vezes, morte de algum ente muito querido, separação, tristeza causada pelo desemprego, baixa auto estima.
A situação se torna mais difícil de se lidar quando ocorre genética, estresse e tristeza em uma só pessoa.
Não são todas as pessoas que diante de alguma dificuldade desenvolvem  depressão.
 
Orientação Psicológica Online
Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676 

6 comentários:

  1. A depressão tem crescido muito, né amiga... Tenho alunos, crianças, com depressão....
    Bjks.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu post sobre depressão. Me esclareceu várias dúvidas! Parabéns pelo blog! Estou te seguindoo!

    ResponderExcluir
  3. olá menina ja estou a seguir-te....seu blog é um charme e muito interessante amei......gostaria muito de lhe ter no meu humilde blog.....bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga querida, obrigada pelo carinho de sempre, pelo apoio e pela grande torcida por mim
    Você sempre me fez acreditar que o meu positivo chegaria e hoje eu sou a mamãe mais feliz do mundo!!!

    Beijos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Viu só que momento lindo lá no meu blog?!
    Fico imaginando quando chegar a minha hora, o dia que eu vou conhecer o maior amor do mundo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo