Seguidores

terça-feira, 12 de junho de 2012

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança


No desenvolvimento da criança o brincar é imprescindível, não pode ser considerado como um simples passatempo ou distração. Através do brincar a criança desenvolve várias áreas: linguagem, pensamento, socialização, autoestima e até a alfabetização.

Os jogos pedagógicos desenvolvem nas crianças também a compreensão de regras e limites o que permite que a interação com os outros coleguinhas seja rica em relações e aprendizagens. Facilitando assim, no sucesso do desenvolver dessa criança seja da forma educacional ou social.

Nos dias atuais, alguns distúrbios se tornam cada vez mais presentes nas crianças, prejudicando assim o desenvolvimento da aprendizagem. Estes podem ser de ordem emocional, problemas de comportamentos ou disfunções cerebrais.

Muitos pais não compreendem e não aceita que a criança tenha algum distúrbio, assim a chamam de preguiçosa, folgada, dificultando assim, a busca pelo tratamento da mesma e também afetando o desenvolvimento da aprendizagem e da alfabetização.

É importante que os pais permitam que a criança fale sobre o seu mundo, expresse suas fantasias e conflitos, enfim permite que expresse seus sentimentos em sua totalidade, e tenha em seu ambiente segurança e confiança para lidar com os seus conflitos.

imagem: Google

Psicóloga Regina Deichmann Ferrarezzo
CRP: 06/72676
Orientação Psicológica Online

2 comentários:

  1. Concerteza...
    Eu todo dia pergunto para Davi como foi seu dia, ou como foi a escola e coisas assim...
    Quero que ele me fale, se gostou, se não...
    E sempre temos nossos momentos de brincar...
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Faço parte do "Diversos blogs educacionais" e vi seu blog por lá. Aproveitei para conhecer e divulgar o meu, que no momento está sem postagens atualizadas porque estou em licença prêmio e prometi aos alunos que não postaria sem eles. Estou apenas conquistando seguidores para que em agosto possam acompanhar nossas postagens diárias...
    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado, sugestão de post!
Obrigada!

Voltar ao topo